Olá, Seja Bem Vindo!

A duro

História

Produtos

Nossas Unidades

Novidades

Orçamento

Fale Conosco

Agricultura irrigada cresceu cerca de 50% em 11 anos

O número de estabelecimentos agropecuários que fazem uso de irrigação cresceu 52,6% em 11 anos, de acordo com o Censo Agropecuário de 2017. Em relação ao levantamento anterior, feito em 2006, a área total irrigada também apresentou crescimento parecido: 47,6%. São mais de 500 mil estabelecimentos e área total de 6,7 milhões de hectares.

Dispor dessa tecnologia permite que o produtor não dependa exclusivamente da chuva para o cultivo. “A planta precisa ser bem nutrida com água. Não havendo escassez de água, a plantação fica com o máximo de potencial. E acaba produzindo mais”, explica Marcelo de Souza Oliveira, analista do IBGE.

Há diversos métodos de irrigação disponíveis atualmente. De acordo com o Censo Agro, os mais utilizados pelos produtores no Brasil foram a irrigação por gotejamento, a molhação, a aspersão convencional e a microaspersão.

Oliveira esclarece que nem sempre a área de produção recorre à irrigação por conta do clima seco. “Às vezes, um rio passa perto da área de plantação, por exemplo. Então, a irrigação pode explorar isso. Nada mais é que planejar o uso da água, sem esperar a chuva que poderá ou não vir daqui a alguns meses”, justifica.

Fonte: Canal Rural